Dia Mundial do Skate é comemorado em Caraguatatuba com café da manhã e passeio de alunos pelo Centro

13

Desde 2004 os skatistas de todo mundo comemoram em 21 de Junho, o Dia Mundial do Skate, conhecido como ‘Go Skateboarding Day’. Para celebrar, em alguns locais, festivais e até mesmo campeonato são organizados. Em Caraguatatuba, o dia foi de reunir os alunos inscritos na modalidade ofertada gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação com o projeto Nova Onda, para um café da manhã e passeio de skate pelo Centro.

Caraguatatuba tem até o momento três turmas com 96 alunos a partir dos 5 anos, que praticam de forma gratuita a modalidade oferecida pela administração municipal.

Segundo Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, promover a prática da modalidade, que gera melhoria da coordenação motora, integração social para os praticantes e afins, é um acerto da Prefeitura de Caraguatatuba e da gestão do Prefeito Aguilar Junior.

“O Skate gera benefícios não só para o corpo, mas também para o ciclo social que a criança é apresentada. Através da Prefeitura de Caraguatatuba, os praticantes da modalidade são crianças e pré-adolescentes, dando para eles oportunidades de convívio e melhora motora que não se encontra em casa ou em outro esporte”, explica.

“Agradeço ao prefeito Aguilar Junior por sempre incentivar e acreditar no esporte”, finaliza.

Matheus Prado, professor de Skate de Caraguatatuba, explica um pouco sobre a origem do Dia Mundial do Skate. “O Dia Mundial do Skate surgiu na Espanha, no Museu de Arqueologia da Catalunha (MAC), onde, inicialmente, foi comemorado e também era o local do principal campeonato de skate na época”, explica.

“De alguns anos para cá, trouxeram esse dia para o Brasil. É o primeiro ano que Caraguatatuba participa oficialmente da comemoração”, complementa.

Leandro Caetano, de 48 anos, morador do bairro Indaiá, acompanha a filha Helena El Kássia, de 6 anos, nos treinos de Skate e aproveitou o Dia Mundial do Skate.

“O Skate surgiu na vida da Helena desde muito pequena, que veio junto com a iniciativa da Prefeitura em iniciar a prática do Skate. Tenho um filho pequeno que morre de vontade de participar, mas ainda não pode por conta da idade. Nós nem precisamos incentivar, por conta da animação dela, já vai automático”, comenta.

“Os esportes mais desafiadores despertam um interesse maior nas crianças e ela sempre quis praticar a modalidade e está muito feliz. Com o skate, ela está mais confiante, mais habilidosa e também com mais segurança, ela se sente confortável em fazer coisas que antes não fazia. Quando ela cai, ela não fica com medo, tenta novamente e vai aprendendo”, diz.

A pequena Helena, que além do skate, pratica Karatê em Caraguatatuba, comenta um pouco sobre sua felicidade e empeno no skate. “Eu gosto muito e estou muito feliz. Consigo descer a rampa sozinha já”, comemora.

Skate

O projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, oferece, gratuitamente, a prática do skate no município para crianças a partir de cinco anos de idade.

É possível realizar a pré-inscrição nessa e nas outras 28 modalidades esportivas gratuitamente através do site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao.

Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado. Para atendimento presencial de matrículas basta se dirigir ao Cemug, localizado na Avenida José Herculano, n° 50.

A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de cópia do atestado médico.

Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.

Também é possível realizar a inscrição de forma presencial nos CIASES Travessão “Adhemar Pereira de Barros” e Sumaré “Wilson Francisco Valente”, também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.