Covid 19 paralisou esporte amador em Caraguatatuba nos últimos 6 meses

56
Em março de 2020, precisamente no dia 22, foi decretada a primeira quarentena na cidade de Caraguatatuba em virtude do covid 19. Dias depois o decreto veio do estado com o início do Plano São Paulo. A saúde foi o assunto nos últimos meses e não poderia ser diferente.
Junto com essa avalanche mundial, todas as áreas foram afetadas, incluindo o esporte. Meses se passaram e muitas coisas estão aos poucos voltando ao normal. Com isso é inevitável o questionamento sobre o retorno das atividades esportivas amadoras, principalmente aquelas promovidas pelo poder público.
Temos que lembrar que eventos de grande porte.inclusive as Olimpíadas foram cancelados. Ao esporte amador esta reservado o difícil lugar em que não se tem estrutura para se bancar uma prevenção adequada,  aliada ao fato de os praticantes terem outras atividades fora o esporte. Prefeituras pelo Brasil todo cancelaram seus eventos esportivos e aqui na nossa região o maior deles, os Jogos Regionais também foram adiados.
No último mês os amistosos entre equipes amadoras foram liberados em Caraguatatuba. Mas segundo a própria secretaria de esportes do município não há qualquer previsão do retorno das competições oficiais.
Evantos de outros esportes também seguem sem data de retorno e vão voltar apenas aquelas modalidades que tem atletas federados, que contam com um grau de suporte e apoio maiores que as atividades amadoras.
As melhores previsões falam em algum retorno apenas no começo do próximo ano, mesmo assim contando com um aumento na segurança do poder público quanto ao controle da pandemia. O esportista de Caraguá e região terá que ter paciência e compreensão. O momento é mesmo de aguardar, pois qualquer decisão impensada pode custar vidas.

Evandro Claro