Duas atletas de Caraguatatuba são campeãs brasileiras em Circuito de Rollerski

161

A 4ª etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, realizado em São Carlos (SP), no último final de semana (16 e 17/11), garantiu para Caraguatatuba duas atletas campeãs brasileiras na modalidade.

A atleta olímpica Bruna Moura se tornou a melhor em três provas: Sprint Freestyle 1.4km; Prólogo Freestyle 5 km e de Perseguição Clássico 5 km. Com esta colocação, Bruna garante o hexacampeonato no Circuito, sendo invencível desde 2015.

“Todas as provas foram com quebra do meu recorde pessoal. Com os resultados dessa etapa, eu me torno a melhor brasileira no ranking mundial, na próxima atualização da lista, que será na quarta-feira (20/11)”, destacou Bruna.

Outra vitória para Caraguatatuba foi com a atleta paralímpica, Josiane Nowacki, campeã na prova Sitting Distance 5 km. “Eu só tenho a agradecer o apoio de todos os envolvidos e me sinto orgulhosa, por mais essa superação”, disse Josiane.

O técnico Rodrigo Brandt avalia o Circuito como uma experiência única na carreira das campeãs. “Essas competições geram muitas oportunidades na vida das atletas. Além de ser uma visibilidade, é um treinamento para uma possível competição na neve. O Brasil é o único local do mundo onde as seletivas são no asfalto”, disse.

As atletas integram a equipe do departamento de esportes adaptados da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. O Rollerski – “esqui de rodinhas”, é uma modalidade esportiva adaptada para o asfalto, sendo utilizado para o treinamento de esportistas e possibilita simular o esporte, inclusive, com adaptações para tornar possível a prática por alunos com algum tipo de deficiência.

O esporte foi implantado em Caraguatatuba, em janeiro de 2019, sendo a única cidade do Litoral Norte de São Paulo e Vale do Paraíba a oferecer um núcleo da modalidade esportiva. As cidades de São Paulo, Jundiaí, São Carlos e Santos já oferecem a prática, com atletas que competem a nível mundial.

Circuito Brasileiro de Rollerski – É organizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve – CBDN, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e da Secretaria de Esportes de São Carlos. Foi dividido em quatro etapas, que somam pontuações, garantindo vagas nas principais competições europeias da próxima temporada 2019/2020. O Circuito reuniu aproximadamente 60 atletas e paratletas brasileiros.