Atletas com deficiência promovem palestras sobre “A superação por meio dos esportes adaptados” em unidades escolares

29

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva de alunos com deficiência, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (SECER), promove nas escolas municipais, estaduais e particulares, palestra educativa com o tema “A superação por meio dos esportes adaptados”.

Gestores de unidades escolares que tenham interesse em levar o tema às escolas podem entrar em contato com a SECER, por meio de ofício e solicitar o encontro. A palestra aborda os diversos tipos de deficiências e o que o município desenvolve para este público.

O diretor de esportes adaptados da SECER, Márcio Prado, explica que o objetivo é mostrar aos alunos e professores que apesar das limitações todos podem realizar qualquer tipo de atividade física, seja dentro da escola ou na própria Secretaria de Esportes.

As palestras são ministradas por uma fisioterapeuta, um professor de Educação Física e por atletas com deficiência do município, que em um bate-papo contam um pouco da trajetória e mostram os benefícios da prática esportiva em suas vidas.

As modalidades – A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação por meio do setor de esportes adaptados oferece treinamento de diversos níveis para pessoas com deficiência, desde iniciação até de alto rendimento.

São oferecidas as seguintes modalidades: arremesso de peso, dardo, disco, salto em altura, salto em distância, corrida, natação, bocha, rollerski sentado e em pé (esqui com rodas), além de condicionamento físico/treino funcional.