2º Caiçara Street Workout aguarda mais de 40 atletas de calistenia na Martim de Sá neste sábado

55

O 2º Caiçara Street Workout (treino de rua)/Calistenia será disputado neste sábado (12/01), a partir das 9h, na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. Ao todo, 45 atletas de calistenia do Brasil inteiro inscreveram-se na competição. Serão distribuídos R$ 2.150 em premiação aos vencedores. Caraguatatuba conta com quatro representantes no torneio, que soma pontos no ranking da Liga Nacional StreetWorkout/Brasil.

Os competidores participam nas categorias Avançado e Intermediário Masculino com movimentos no solo, barras e barras paralelas. Os árbitros avaliam quesitos relacionados à estática, dinâmica de força, acrobática e o conjunto das manobras.

O campeão da 1ª edição do Caiçara Street Workout e participante do Kenguru Pro Street Workout World Cup Super Final 2018 do Egito (Copa do Mundo da modalidade), Thiago Tavares de Sá, confirmou presença no torneio.  Tavares venceu a etapa brasileira da Copa do Mundo de Street Workout, em outubro de 2018.

A estrutura do evento fica na Avenida Doutor Aldino Schiavi, 50 – Martim de Sá (próximo ao Quiosque Canto Bravo).  Mais informações pelos telefones (12) 98292-9296/ (12) 99261-8733.

O campeonato é organizado pela equipe Caiçara Street Workout (CSW), em parceira com Liga Nacional StreetWorkout/Brasil e conta com o apoio da Corpus Nutrição Esportiva, Supermercado Silva Indaiá, Santo Suco, Core Sport, Ulisses Lopes Fisioterapia, Edinho Treinamento, Equilíbrio Condicionamento e Saúde, No Vaca Açaí, Reabilite Odontologia, Athenas Academia Shopping, E-Brasil Instrumentos Musicais, Big Apple, Quiosque Canto Bravo e Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

 

Street Workout e Calistenia

 

No street workout - treino de rua, o praticante usa o peso do próprio corpo para executar exercícios em barras fixas, paralelas, no solo e até mesmo se apoiando em companheiros de treino. A prática exige força, coordenação, explosão e equilíbrio e pode ser praticada ao ar livre, na rua ou em praças e locais públicos que ofereçam os equipamentos, ou até mesmo dentro de casa. Com criatividade, os atletas conseguem transformar itens do cotidiano em aparelhos para o treinamento.

A Calistenia (do grego kallos, que significa beleza e sthenos, que significa fortaleza) é um conjunto de exercícios físicos em quais se movimentam diversos grupos musculares, concentrando-se na potência e no esforço. A calistenia é também chamada de aquecimento. O esporte é praticado em cerca de 90 países, tendo os Estados Unidos e a Rússia como referências.