Paratleta de Caraguatatuba conquista ouro na etapa Ilhabela do Aloha Spirit

127

Caraguatatuba faturou mais uma medalha de ouro com o paratleta Marçal Leme da Costa, na modalidade Paddleboard adaptado (PcD), no maior evento aquático da América Latina – o Aloha Spirit. A 1ª etapa do campeonato foi disputada em Ilhabela, no último final de semana (20, 21 e 23/03).

O evento é um dos três maiores do mundo e reuniu dois mil atletas que disputaram seis modalidades esportivas: Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman e Apneia.

Marçal entrou na água com 400 atletas, sendo cinco, pessoas com deficiência (PcD). Foram 3 km de prova na praia do Perequê e aos 40 anos mostra que está em forma.

“Sofri um acidente de moto em 2011, quando perdi parte da perna esquerda e também os movimentos do braço esquerdo. Seis meses depois já estava treinando. Foquei no esporte para não entrar em depressão. Deu certo. Hoje pratico cinco modalidades: handbike, remada à distância, surf em grandes ondas, natação em mar aberto e natação em piscina. Estou muito feliz com meus resultados. Agradeço aos meus técnicos Thiago Intrieri e Maicol Santos pelo meu desempenho”, declarou.

O paratleta ainda faz parte do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condefi) e dá palestras motivacionais aos alunos nas escolas. “Acho importante passar minha história de superação para as pessoas”, disse.

A 2ª etapa do Aloha Spirit será nos dias 22, 23 e 24 de junho, em Brasília (DF) e Marçal continua o treino de natação no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) e musculação no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e na Athenas Academia, no Serramar Shopping e a 3ª e última, na praia do forte em Cabo Frio (RJ), nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

O competidor participa do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep) coordenado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso da Prefeitura de Caraguatatuba.